Indicação de Procedência Campanha Gaúcha

O Brasil tem mais uma região com o status de IP – Indicação de Procedência para vinhos e espumantes, a região da Campanha Gaúcha. Esta é uma conquista muito importante, não apenas para os produtores da região, mas também para todo o país. Com a Indicação de Procedência(I.P.) os vinhos da região e do Brasil ganham mais destaque e credibilidade no mercado interno e no exterior, aumentando assim o interesse de consumidores em todo o mundo.

A Indicação de Procedência da Campanha Gaúcha foi publicada no site do INPI – no último dia 05 de Maio.

Campanha Gaúcha

Localizada no extremo sul do Brasil, na fronteira com o Uruguai, a vitivinicultura ainda é muito jovem, e teve início há 40 anos com a chegada de investimentos feitos pela Almadén. Durante muitos anos a região foi deixada de lado pelas principais empresas da vitivinicultura brasileira, mas nos últimos anos esta realidade mudou e a região hoje conta com dezenas de vinícolas produzindo vinhos que cada vez mais recebem a atenção dos consumidores e dos profissionais da área.


A região possui uma geografia de planícies levemente onduladas, que são perfeitas para a mecanização, o clima é mais quente dentre as regiões vitícolas do sul do país, com chuvas bem distribuídas e boa insolação, favorecendo a perfeita maturação de diversas variedades de uvas.

O que é uma I.P.?

A I.P. é a demarcação de uma área com a definição de leis e regras de produção, que deverão ser aplicadas para os produtos ou serviços produzidos dentro da região demarcada. Apenas os produtores e prestadores de serviços estabelecidos no respectivo território (geralmente organizados em entidades representativas) podem usar o selo do I.P. em seus produtos.

Legislação da I.P.

Entre muitas outras obrigações que os produtores devem seguir, temos a delimitação da área geográfica da IP, o Regulamento de Uso para os vinhos da IP, o plano de controle dos produtos, a caracterização geográfica – incluindo a geologia, o solo, o relevo e o clima, a viticultura e as vinícolas produtoras, as características dos vinhos, os processos de produção vitícolas e enológicos, além do descritivo histórico e do renome da região.

Instituições envolvidas

O Projeto da I.P. Campanha Gaúcha é coordenado pela Embrapa Uva e Vinho e contou com a participação da Embrapa Clima Temperado, Embrapa Pecuária Sul, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), EPAGRI, Unipampa, Universidade Federal de Santa Maria, Associação de Produtores Vinhos da Campanha, Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Fapeg e Sibratec/Finep/MCTI – Recivitis – Rede de Centros de Inovação em Vitivinicultura.

Área demarcada e municípios cobertos pela I.P.

A região demarcada possui 44.365 km² e abrange os municípios de Aceguá, Barra do Quaraí, Candiota, Hulha Negra, Itaqui, Quaraí, Rosário do Sul, Santana do Livramento, Uruguaiana, Alegrete, Bagé, Piraí, José Otávio, Dom Pedrito, Ibaré, Maçambará, Bororé, Encruzilhada,Torquato Severo e Joca Tavares. Todos os produtores desta área deverão seguir as normas contidas no regulamento de uso – denominado Caderno de Especificações Técnicas – para ter o direito de  utilizar a Indicação de Procedência  em seus produtos. A IG foi concedida em nome da Associação dos Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha.

Mapa IG Camapanha Gaúcha – Criação CrownWines

Vinícolas que participam da Associação dos Produtores Vinhos da Campanha:

Batalha Vinhas & Vinhos (http://www.vinhosbatalha.com.br/)

Bodega Sossego (http://sossego.net/)

Bueno Bellavista Estate (https://www.buenowines.com.br/)

Cooperativa Agroindustrial Nova Aliança (http://novaalianca.coop.br/)

Dunamis (http://www.dunamisvinhos.com.br/)

Estância Paraizo (http://www.estanciaparaizo.com/Home.aspx)

Guatambu Estância do Vinho (http://www.guatambuvinhos.com.br/)

Rigo Vinhedos e Olivais/Vinhos Dom Pedrito (https://www.vinhosdompedrito.com.br/loja/)

Routhier & Darricarrère (https://www.redvin.com.br/)

Seival Estate (http://www.miolo.com.br/linhas/seival-vinhos-finos/)

Vinhos Salton (https://www.salton.com.br/)

Vinícola Almadén (http://www.miolo.com.br/linhas/almaden/)

Vinícola Campos de Cima (https://www.camposdecima.com.br/)

Cordilheira de Santana (https://www.cordilheiradesantana.com.br/)

Vinícola Peruzzo ( http://vinicolaperuzzo.com.br/ )

Vinícola Vinhetica (http://www.vinhetica.com)

Fonte: https://www.embrapa.br/